Galo assado à moda de Barcelos

Espécies, variedades ou raças (dos animais associados): Galo.
Informações complementares sobre espécies, variedades, raças: (Técnicas de maneio – transumância; técnicas de recolha – arte xávega; apanha da lampreia, recolha do mel; etc; ofícios; acessórios; alimentação; produtos que derivam).
Delimitação da área geográfica de produção: Concelho de Barcelos.
Ingredientes utilizados:
- Galo;
- Cebola;
- Azeite;
- vinho verde;
- Batatas;
- Chouriço;
- Bacon;
- Tomate.
Modo de preparação:
Limpe o galo, retirando os miúdos, e tempere-o no dia anterior com cebola, azeite e vinho verde. Pegue nos miúdos, no chouriço e no bacon e pique tudo na máquina, formando uma pasta para recheio do frango. À parte prepare uma assadeira com rodelas de cebola, azeite e tomate, coloque o frango já recheado e as batatas, como acompanhamento. Vai ao forno para assar durante 50 minutos.

Formas de comercialização: Restaurantes do concelho de Barcelos.
Historial do produto: Iguaria gastronómica que rememora a Lenda do Galo, e traz à mesa o cerimonial, a história e o simbolismo dos caminhos de Santiago. Uma iguaria única, que promove uma viagem pela tradição Jacobeia e pelos caminhos dos saberes e sabores da tradição.
Representatividade na alimentação local: É um dos pratos mais típicos na gastronomia local com forte ligação a uma das lendas mais emblemáticas de Portugal.
Disponibilidade do produto (em extinção, oferta contínua, recuperação): Oferta contínua nos restaurantes do concelho de Barcelos.
Elementos documentais (escritos, fotográficos, videográficos, etc): Lenda do Galo de Barcelos.
Fonte: Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas