GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

Baba de moça. Uma variação da receita portuguesa de ovos moles!

Baba de moça é uma receita brasileira de doce cremoso preparado com gemas de ovos, leite de coco e calda de açúcar. Este doce é geralmente servido como calda para sobremesas, sorvetes e bolos ou recheios de doces e bolos.

A baba de moça é uma variação da receita portuguesa de ovos moles ou doce de ovos. Este doce pertence à categoria de doces conventuais portugueses, caracterizados, na sua maioria, por grandes quantidades de açúcar, gemas de ovos e amêndoas. Em Portugal, também há uma sobremesa chamada baba de camelo que possui consistência de mousse e é elaborada com leite condensado e ovos.

Ingredientes

  • 1 1/2 chávena de água
  • 2 1/2 chávenas de açúcar
  • 200 ml de leite de coco
  • 10 gemas

Preparação

Misturar a água e o açúcar, levar ao lume sem mexer e fazer uma calda em ponto de bola mole (125º C ou, se não tiver termómetro, retirar um pouco de calda e colocar numa tijela com água fria; ao pegar com a ponta dos dedos deve formar uma bolinha que não mantém a forma). Adicionar o leite de coco e misturar bem.
Retirar do lume.
Passar as gemas de ovo por um passador de rede fino. Deitar sobre elas um pouco de calda, mexendo sempre. Adicionar a restante calda aos poucos e misturar bem.
Caso pretenda, adicionar um aromatizante a gosto, e levar novamente a lume baixo, mexendo sempre até formar um creme mais ou menos consistente.
Colocar em taças e servir frio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *