GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

A RECEITA ORIGINAL DE BOLEIMA. Uma referência do Alentejo!

Um doce que sendo desconhecido para a maioria dos portugueses é uma referência desta cidade alentejana, a chamada Boleima de Portalegre.

Este bolo é um doce típico que surgiu do aproveitamento da massa de pão acrescentando-se somente mais dois ingredientes, o açúcar amarelo e a canela.

Como tem por base a massa do pão tornava-se um pouco seco. Foi então que para tentar melhorar esta característica se foram acrescentado ingredientes, dando origem ao aparecimento das Boleimas de maçã e das Boleimas de noz.

Ingredientes

  • 1 Chávena de Azeite Fervido
  • 4 Chávenas de Farinha
  • 1 Pitada de Sal
  • Açúcar Louro
  • Canela


Preparação:

Peneira-se a farinha para um alguidar (para quem não sabe é um recipiente redondo), junta-se uma pitada de sal, e o azeite morno.
Amassa-se bem até formar uma bola lisa, tapa-se com um pano e deixa-se repousar num local quente durante 1 hora.
Depois divide-se a massa em duas partes iguais, estica-se com um rolo e coloca-se uma parte num tabuleiro que possa ir ao forno. O tabuleiro deve ser untado com margarina antes de colocar a massa.

Por cima da massa espalha-se o açúcar com a canela préviamente misturados. Estica-se com o rolo a segunda parte da massa e coloca-se por cima do preparado da canela e do açúcar .No fim polvilha.se novamente toda a massa com o preparado e leva-se ao forno a 180 ª durante 40/45 minutos.

https://giveme5minutes.blogs.sapo.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *