GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

Farturas. Uma clássica sobremesa frita.

Uma clássica sobremesa frita, um doce sempre presente em qualquer feira em Portugal.

Receita de Farturas

Ingredientes

  • Farinha – 600gr (Farinha Branca de Neve Rótulo Azul)
  • Água – 500ml (Fria)
  • Sal – 2 colheres de café
  • Açúcar – A gosto
  • Canela – A gosto
  • Óleo – Para Fritar

Instruções

Começa por misturar a farinha com a água muito fria e o sal numa taça, bate rapidamente a mistura (usa uma batedeira) mas não bates demasiado, até a mistura ficar perfeitamente homogénea, põe esta num saco de pasteleiro com um bico de estrela largo, experimenta deitar uma pequena quantidade de volta para a taça onde está a restante massa, quando levantares o saco a massa deve cortar naturalmente, se não fizer então tens de acrescentar mais água.
Quando a massa tiver a consistência correta, põe uma frigideira de grande diâmetro ao lume com óleo, a maior que tiveres, quando o óleo estiver quente, agarra no saco de pasteleiro com a massa e começa a espremer a massa da periferia da frigideira até o centro.

Quando chegares ao centro levanta o saco, isso deve cortar a massa, agora deixa fritar um dos lados e depois com a ajuda de duas colheres de pau, vira toda a fartura para fritar do outro lado.
Depois dos dois lados bem dourados, retira do óleo e põe em cima de papel absorvente.
Numa taça grande a parte junta açúcar e canela em pó, depois agarra na fartura, e com a ajuda de uma tesoura corta a fartura em pedaços grandes, e passa eles pela mistura de canela e açúcar, é importante fazer isto enquanto a fartura está quente para pegar a cobertura.
Repete o processo até já não teres mais massa.
Dicas: Esta massa também pode ser usada para churros, usa um saco de pasteleiro com um bico mais curto e simplesmente deita pequenas tiras da massa, cuidado que estes como são mais pequenos fritam mais rápido.

Mais vale por menos água que a receita e depois ajustar mais tarde, especialmente se a farinha não for a recomendada da receita, também tem de ser uma farinha com fermento incluído, se não tiver então para esta receita inclui mais 2 colheres de café de fermento.

Podes usar molho de chocolate ou compota para molhar a fartura.

Algumas receitas pedem para deixar a massa repousar antes de fritar, outras pedem para fritar logo de seguida, experimenta repousar e faz o teu comentário em baixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *