GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

Como fazer um Bife Frito com Alho

Esta receita é quase uma mistura entre uma receita, dicas e uns truques, também para dar uma inspiração, que não precisas de fazer sempre um acompanhamento para um bife e que podes de vez em quando fazer um bife só como um petisco para ver um filme ou um pequeno lanche.

Os bifes que usei eram uns restos de bife que comprei a mais, umas pontas, nota que estes são bifes relativamente caros bem magros, o que quer dizer que ao fazer é boa ideia temperar bem e dar um pouco de gordura para ficar mais saboroso, dai fritar em vez de grelhar, também por ser uma carne de qualidade vou sempre cozinhar para ficar entre mal passado ou meio passado.

Se o bife é de inferior qualidade podes sempre temperar mais fortemente o bife, podes também bater ou picar o bife para o tornar mais tenro, podes deixar este numa marinada ou numa salmoura para apurar os sabores numa marinada ou retirar humidade e aumentar o sabor numa salmoura, um bife de inferior qualidade não quer dizer que não seja delicioso tens é de o tratar de forma diferente para retirar o seu sabor.

Logo como nota final a lembrar:

Bife mais Caro – Tempera um pouco (ou tempera só depois de cozinhado), acrescenta um pouco de gordura (azeite, óleos, bacon, gordura) e frita ou grelha pouco para ficar ainda bem vermelho.
Bife mais Barato – Tempera mais forte, arranja forma de suavizar a carne e cozinha mais de forma a dissolver a gordura e cartilagens que possa ter.

Receita de Bife Frito com Alho

Ingredientes

  • Bife de Vaca – 2 Bifes Pequenos
  • Azeite – Para cobrir o fundo da frigideira
  • Alho – 2 Dentes
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

Cobre o fundo da frigideira com azeite e deixa aquecer em lume médio/alto.
Enquanto aquece descasca e fatia os dois dentes de alhos em fatias, tempera ambos os lados dos bifes com uma pitada de sal e pimenta.
Quando azeite estiver quente, põe metade dos dentes de alho na frigideira e de seguida põe os bifes e cobre estes com as restantes fatias do alho, deixa fritar até ficar dourado, dependo da grossura do bife, uns 2 a 3 minutos.

Depois vira com os dentes de alhos crús a ficarem por debaixo, os dentes de alho já cozinhados por cima, frita mais uns 2 minutos, até ficar dourado.
Neste ponto pressiona os bifes com o dedo se sentires alguma resistência do bife mas ainda alguma esponjosidade então os bifes estão prontos, se estiverem duros quer dizer que já estão demasiado passados.
Retira do lume e deixa a carne repousar uns 5 minutos (assim os sucos da carne vão voltar a redistribuir pela carne e esta vai ficar mais suculenta), depois fatia fininho e serve acompanhado de uma cerveja fresca! Bom Proveito!

fonte; https://www.iguaria.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *