GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

Folar de Carnes de Trás-os-Montes

Folar de Carnes

Feliz Páscoa! Este ano para variar em vez de um folar doce mais tradicional eu fui por um folar de carnes ao estilo de Trás-os-Montes, este é similar a uma bola de carne, eu diria é que é um pouco mais fofa e crocante e como leva bastante gordura tem um sabor a dar para o adocicado sem levar açúcar, é basicamente uma variação da massa de folar mas sem a erva-doce e a canela, ficou fantástico e vale a pena experimentar fazer em casa!

Para este folar eu usei bacon fumado, fiambre, chouriço de carne e chourição ligeiramente picante, também em vez de picar tudo, só piquei o chouriço e embrulhei na massa o resto pus em camadas porque eu prefiro pedaços grandes de carne, acho que ficam melhor que tudo picado e misturado, vamos lá então a receita!

Receita de Folar de Carnes de Trás-os-Montes

Ingredientes

  • Farinha – 1kg
  • Manteiga – 250gr (1 Pacote)
  • Azeite – 150ml
  • Fermento de Padeiro – 11gr (Este fermento pedia 1 saqueta para cada 1kg de farinha)
  • Água – 5 Colheres de Sopa (Morna)
  • Ovos – 8
  • Bacon – 100gr
  • Chouriço – 100gr
  • Chourição – 150gr
  • Fiambre – 100gr
  • Sal – 1 Colher de Chá

Instruções
Começa por dissolver o fermento numa pequena tigela com a água morna, desta vez usei fermento comercial eles diziam para 1kg de farinha 1 saqueta de 11gr, no entanto se for fermento de padeiro fresco seria algo mais perto de 50gr de fermento.
Numa taça bem larga adiciona a farinha, seguida do azeite, da manteiga a temperatura ambiente e cortada em cubos e uma pitada de sal, amassa um pouco.

Adiciona agora o fermento dissolvido, começa a amassar, de preferência usa um alguidar grande ou como no meu caso uma bancada de mármore, vai adicionando os ovos e amassando cada vez que adicionares um até não teres mais ovos.
Agora amassa por mais uns 20 minutos até a massa ficar suave e elástica, deita esta numa taça e faz um corte em cruz por cima, tapa com um pano de cozinha e deixa a massa levedar num lugar morno por umas 2 horas.

Corta todas as carne fumadas em pedaços grande, pica o chouriço, para embrulhar depois na massa.

Quando passarem as horas, a massa deve ter crescido, tira esta e amassa um pouco, depois adiciona o chouriço e amassa mais um bocadinho, agora divide a massa em 3 partes e estica um dos pedaços num tabuleiro forrado de papel anti-aderente.
Espalha agora as carnes fumadas por cima, deixa uns espaços para a massa de baixo ligar com a massa de cima (senão arriscas que a carne divida a massa), estica mais um pedaço da massa e põe por cima, volta a pôr mais carnes e por fim cobre com a massa, põe por cima um pano de cozinha e deixa levedar por mais 1 hora.

Por fim pré-aquece o forno a 180ºC e leva o tabuleiro ao forno coberto com folha de alumínio para não queimar o topo, deixa cozinhar uns 40 minutos até ficar bem assado (podes ver no fundo quando ficar bem castanho), depois retira a folha de alumínio e deixa torrar o topo mais uns 10 minutos até ficar todo bem dourado.

Retira do forno e está pronto a servir, bom proveito!

Fonte; Iguarias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *