GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

DOCES OU SALGADOS? OS TIPOS DE FOLARES DA PÁSCOA EM PORTUGAL

O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal e de norte a sul do país há várias versões do mesmo.

O folar é um símbolo da Páscoa e a sua a confecção é diferente de região para região. O folar simboliza a fartura depois do período de jejum na Quaresma, para quem segue a tradição católica, mas também é uma forma de partilha e de manter viva a tradição. Segundo a tradição, muitas crianças vão à casa dos padrinhos para receber o folar na Páscoa.

Doces ou salgados, com várias carnes e enchidos ou ovos cozidos, muitas são as variações do folar da Páscoa que podemos encontrar em Portugal.

Folar Alentejano – Lagartos da Páscoa
Na Páscoa, na região do Alto Alentejo, com especial destaque em Castelo de Vide, é tradição fazer folares em forma de lagarto.
Folar à moda da Guarda
O Bolo Folar, também conhecido por Bolo de Azeite, é uma especialidade da região da Guarda.

Folar de erva-doce
O folar tradicional é feito com canela e erva-doce, enfeitado por um ou vários ovos cozidos inteiros e em certos locais tingidos com várias cores.
Folar de Olhão
O folar de Olhão, ou folar de folhas, é um dos folares mais doces e aromáticos. O folar de Olhão consiste em camadas de massa intercaladas com manteiga, canela e açúcar amarelo.
Folar de Chaves
Ao contrário do que acontece no resto do país, acima do Douro, em Chaves e Valpaços, fazem-se folares salgados com recheio de carnes

Fonte: https://viagens.sapo.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *