GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

Dicas para a Panela de Pressão

Uma panela de pressão não é um utensilio essencial na cozinha mas é um utensilio super versátil que vale a pena especialmente se gostas de fazer cozinhados rapidamente ou gostas de fazer preparados em que é quase necessário cozinhar em pressão.

Ao cozinhar em pressão vais cozinhar mais rapidamente sem dar tempo da carne perder totalmente a sua humidade, como também é uma boa forma de cozer vegetais, caramelizar açúcar ou leite condensado, fazer certos pudins ou iogurtes.

O processo para usar uma panela de pressão é simples adiciona os ingredientes, adiciona um pouco de liquido (ou nada se os ingredientes já tiverem bastante água), fecha a panela e deixa esta levantar fervura, nesse ponto a válvula deve começar a libertar vapor, no caso de uma panela de pressão moderna podes ajustar esse ponto de pressão, quando chegar a esse ponto, baixa o lume e deixa cozinhar o tempo necessário para cozinhar, por exemplo vegetais vão ser uns minutos para um naco grande de carne pode ser uns 40 minutos até ficar tenro.

Depois para baixar a pressão retiras a panela do lume e abres a valvula, se tens uma panela antiga tira a válvula com cuidado, se tens uma panela mais moderna, desce para um nível mais baixo de pressão e vai baixando até não sair mais vapor, neste ponto já podes abrir a panela e já está, toma sempre cuidado que estás a libertar vapor a escaldar, por isso usa sempre precaução e luvas.

10 Boas Dicas e Truques com Panelas de Pressão

1. Compra uma boa panela de pressão, uma panela velha é gira mas uma panela moderna é melhor, depois de comprada e de teres algum uso toma atenção de lavar sempre bem esta e ver as borrachas e selos, se ao aquecer começar a sair vapor de outras partes por vezes quer dizer que está na altura de comprar outra borracha.

2. Antes de usar uma panela de pressão para além da borracha nota se a tampa não tem alguma obstrução ou alguma coisa nas múltiplas válvulas.

3. Se vais cozinhar um pedaço de carne é sempre boa ideia caramelizar um pouco a carne antes de fechar a panela de pressão, isso vai ajudar a começar a cozinhar a carne mas a caramelização também vai dar mais sabor á carne e ao caldo, no entanto se a carne estiver congelada não vale a pena e começa logo a cozinhar a pressão.

4. Para cozinhar corretamente precisas de liquido, por isso é boa ideia adicionar liquido suficiente que a receita pede ou senão adiciona um pouco mais do que achas que é necessário, nota também que não é preciso ser água, o ideal mesmo é adicionar liquido que melhore a receita, algo como caldo de galinha ou carne ou vinho.

5. Não encher demasiado a panela, esta precisa de espaço para criar o vapor, a regra de dedo é não estar mais de 2/3 cheia, mesmo que o ideal é só estar metade cheia, não queres que comece a sair liquido da cozedura pela válvula de pressão.

6. Podes cozinhar mais rapidamente cortado a carne, legumes, marisco em pedaços mais pequenos antes de cozinhar.

7. Não tenhas problemas em parar a cozedura, se não tens a certeza ou por exemplo com um pedaço grande carne queres adicionar as batatas mais perto do fim, não tenhas problemas em parar a cozedura, retirar a pressão, adicionar os ingredientes ou ver como está a carne e voltar a fechar e levantar fervura para acabar de cozinhar.

8. Se depois de tirares a pressão notares que ainda precisava de cozinhar mais um pouco ou por exemplo precisas de apurar o molho, não voltes a pôr em pressão, cozinha apenas como se fosse uma panela vulgar até os ingredientes ficarem ao teu gosto.

9. Também por vezes se for um pedaço de carne grande podes retirar da panela de pressão, passar por um pano ou papel de cozinha e levar a grelhar para alourar um pouco mais o exterior e voltar a temperar.

10. Devido a ser um equipamento um pouco mais sensível, tal como uma faca de qualidade é importante lavar bem, com cuidado e deixar seco pronto para ser usado outro vez, isso vai garantir que a panela dure muitos anos sem problemas.

FONTE: IGUARIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *