GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

Bolo do Caco da Madeira – Origem e Receita

Inicialmente foi criado na Ilha do Porto Santo com o principal intuito de reaproveitar os restos de massa do pão de casa, mas, com o passar do tempo, tornou-se uma das entradas mais frequentes e conhecidas pela população madeirense e portosantense e atualmente a nível internacional. É também bastante utilizado como aperitivo em arraiais com diversos acompanhamentos.

O bolo do caco é tradicionalmente acompanhado por uma mistura de manteiga com alho e salsa e possui um formato redondo e achatado. Muitas vezes também é utilizado como prato principal como por exemplo, com hambúrguer, bife, filete de espada, polvo, salada e entre outros pratos.

Antigamente, o bolo do caco era cozido em cima de uma pedra de basalto sobre brasas escaldantes, esta pedra denominava-se de “caco”, daí o nome  “bolo do caco”.

A história que muito poucos devem conhecer:

Em tempos, este pão fora muito conhecido devido ao seu modo de preparação, ao contrário da maioria dos pães feitos na altura, o bolo do caco não necessitava do uso de forno para a sua elaboração, o que era bastante útil e favorável, visto que nesta época o povo não tinha muito poder de compra para investir num forno particular, e além disso nos anos quinhentistas era proibida a construção de fornos particulares, o que obrigava os cidadãos a utilizar os fornos pertencentes ao rei ou a pessoas com um nível social elevado como por exemplo ordens religiosas, etc, tendo que pagar pelo uso do mesmo. Deste modo, o Bolo do caco ficou extremamente conhecido sendo muito mais fácil de fazê-lo em comparação a outros. 

Como fazer o bolo do caco tradicional, Receita: 

Existem diversas maneiras de fazer o bolo do caco, podemos cozê-lo no forno, numa frigideira ou em cima de uma chapa ou pedra bem quente, sendo esta a maneira mais tradicional.

Ingredientes: 

  • 750g batata doce
  • 1kg farinha
  • 25g fermento de padeiro fresco
  • 1 colher de chá de sal fino
  • Água q.b.

Modo de preparação:

Descasque as batatas, leve-as a cozer e de seguida desfaça-as em puré. Desfaça o fermento num pouco de água (+-150ml) e adicione sal.  Coloque a farinha numa superfície limpa, abra um buraco no meio e coloque a batata doce e o fermento. 

Deixe a massa fermentar por 2 a 3 horas. Divida a massa em pequenas porções de modo a que fiquem de forma arredondada e achatada numa superfície polvilhada com farinha.  

Coza o bolo do caco numa chapa bem quente, de ambos os lados. Após estar cozido, pode optar por dividir o pão a meio e barrar manteiga de alho e salsa.O tempo aproximado de confecção são de 3 a 4 horas

Fonte: https://blog.madeira.best/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *