GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

PORTO TÓNICO UM COCKTAIL PORTUGUÊS

UMA BREVE HISTÓRIA DO PORTO TÓNICO

Embora se desconheça a origem certa deste cocktail, é possível que o nascimento do Porto Tónico tenha que ver com a comunidade inglesa, uma das principais consumidoras histórica dos seus vinhos. De facto, a diferença do vinho do Porto com o resto dos vinhos é a aguardente adicionada para interromper a fermentação. O costume de acrescentar aguardente ao vinho, surgiu no século XVII quando os comerciantes ingleses ficaram cada vez mais interessados na compra de vinho português. O vinho não suportava viagens tão longas e por isso, reforçaram-no com aguardente para não se estragar durante as  travessias.

Na procura de uma bebida similar ao Gin Tónico, mas com menor graduação alcoólica, surgiu a criação do Porto Tónico que nos últimos tempos tornou-se num aperitivo muito na moda.

Este refrescante cocktail é para ser consumido antes da refeição, e a sua preparação é muito simples. Cá vai a receita para obter em poucos minutos um cocktail à portuguesa, com exóticas raízes british.

RECEITA DO PORTO TÓNICO
Ingredientes:

  • Vinho branco seco do Porto 1/3 dose
  • Água Tónica 1/3 dose
  • Limão
  • Gelo q.b.

Preparação:

Num copo alto, (ou para uma apresentação mais elegante, pode utilizar-se um copo de vinho), ponha gelo q.b., deite Porto branco seco ou extra seco, água tónica e depois mexa um pouco para que os sabores se misturem. Adicione, então, uma rodela de limão. Para aromatizar, pode acrescentar umas folhas de hortelã ou manjericão.

Fonte: http://iberismos.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *