GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

DOBRADA. Típica do norte de Portugal!

dobrada

Típica do norte do país, a dobrada é uma receita bastante apreciada na maioria das cozinhas portuguesas. Acompanhe com arroz branco e um bom vinho tinto.

INGREDIENTES
– 300 g de feijão branco
– 800 g de dobrada
– 1 chouriço médio
– 3 cenouras
– 1 folha de louro
– 2 cebolas médias
– 3 dentes de alho
– Pimenta (a gosto)
– Sal (a gosto)

CONFEÇÃO
1. Lave muito bem a dobrada, e deixe-a de molho em água temperada com algumas gotas de sumo de limão cerca de 15 minutos.
2. Numa panela de pressão com água, coza o feijão cerca de 20 minutos. Escorra o feijão quando estiver cozido. Reserve a água da cozedura.
3. Coza também a dobrada numa panela de pressão com água, cerca de 30 minutos. Quando estiver cozida, corte-a aos pedaços e reserve.
4. Num tacho coloque o azeite, a cebola picada, as cenouras cortadas às rodelas, os alhos picados e o chouriço cortado às rodelas. Deixe refogar em lume brando cerca de três a quatro minutos. Adicione 50 ml da água da cozedura do feijão, mexa com uma colher de pau, e de seguida, deite a dobrada aos pedaços temperada com pimenta e a folha de louro. Deixe cozer cerca de cinco minutos em lume brando.
5. Adicione o feijão, tempere com um pouco de sal, mexa e deite um pouco mais da água da cozedura do feijão (água suficiente para cobrir totalmente o preparado). Deixe cozer em lume brando cerca de 20 minutos até ficar um molho cremoso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *