GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

O QUEIJO E O REQUEIJÃO DA SERRA DA ESTRELA- GASTRONOMIA DE PORTUGAL

O Queijo da Serra da Estrela remonata ao Século XII, sendo um dos mais antigos queijos Portugueses.

Presente nas mesas reais, chegou mesmo a ser evocado por Gil Vicente no séc. XVI. Trata-se de um queijo produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, coalhado pela flor do cardo Cinara cardunculus L., planta espontânea característica da  Região que tem como finalidade coalhar a massa que dará origem ao Queijo da Serra.

Queijo amanteigado 

A coalha é posta no cincho, pressionada manualmente até esgotar todo o soro e maturada, durante nunca menos de trinta dias, em câmaras de cura com controlo de humidade e temperatura.

 colocando a coalhada no cincho
Requeijão

Apresenta-se com a forma de cilindro baixo, abaulado lateralmente e na face superior, portanto sem bordos definidos.
Entende-se por “Requeijão Serra da Estrela”, a massa cremosa, ligeiramente granulosa e de côr branca, obtida por precipitação ou coagulação, pelo calor, das proteínas contidas no soro resultante da laboração do Queijo Serra da Estrela .

Serra da Estrela é a montanha mais alta de Portugal continental, com uma altura de 2000 metros, onde a neve cai regularmente, sendo por si mesma um ponto turístico atrativo.

Onde se podem encontrar vários rebanhos de ovelhas e de cabras.

No passado, a zona era ainda mais populosa onde famílias cuidavam dos rebanhos de ovelhas e de cabras, sendo esta a sua forma de sustento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *