GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

A ORIGEM DO PÃO DE LÓ

PÃO DE LÓ, UM DOCE COM PASSADO IBÉRICO

Como muitos outros doces portugueses, a sua origem está na pastelaria conventual. Diz a tradição que a receita do Pão de Ló pertencia às freiras do Convento de Coz que ensinaram as técnicas da sua elaboração a uma família de Alfeizerão. Algumas cidades portuguesas são famosas pelo seu Pão de Ló, como Ovar, Alfeizeirão e Margaride.

Dizem também que, embora a origem do nome seja português, as suas raízes são espanholas, descendentes de um bolo similar ao Pão de Ló que era preparado nos mosteiros e conventos de Castela.

Por outra parte, os primeiros portugueses que chegaram a Japão no século XVI, levaram consigo a receita do Pão de Ló que se converteu num dos doces mais típicos de Japão, o Kasutera, palavra derivada justamente de “Castela”.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 12 gemas
  • 250 gr de açúcar
  • 125 gr de farinha
  • Colher de chá de canela
  • Duas cascas de limão
  • 2 colheres de sopa de manteiga

INGREDIENTES

  1. Barrar com manteiga uma forma redonda com buraco no centro. Forrar com papel vegetal também barrado em manteiga e esticar bem para que fique sem rugas.
  2. Bater o açúcar, os ovos, as gemas e a canela e as cascas de limão com a batedeira elétrica durante 15 minutos.
  3. Acrescentar a farinha em chuva sem deixar de bater até que fique tudo bem misturado.
  4. Deitar a mistura na forma e levar ao forno aquecido a 180ºC de 20 a 25 minutos
  5. É preciso ir verificando se está no ponto e para isso há que tocar levemente a superfície com a ponta dos dedos quando já estiver dourada e se no centro por baixo da crosta a massa ainda está crua mas junto à beira do molde está mais cocida, é o momento de retirar do forno.
  6. Deixar esfriar completamente e só depois se põe num plato e com uma tesoura se corta o papel e se retira com cuidado para não romper o bolo.
  7. Quando se corta, o Pão de Ló deve estar cremoso no centro.

Fonte: http://iberismos.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *