GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

Pudim de Gemas. Deliciosa receita clássica!

Deliciosa receita clássica de pudim, este é um pudim bem caseiro e é visto muitas vezes nas mesas de Natal por Portugal com um caramelo forte impregnado e o pudim bem denso e pouco doce cria uma combinação deliciosa e cremosa, tem um toque pequeno de laranja, o pudim em si não é muito grande mas sendo espesso, denso e tão rico, uma fatia chega bem para ficares cheio é fantástico! ;D

Numa nota, eu tive um pouco de dificuldade em tirar o pudim da forma, dai as fotos do pudim este está em de fatias, ele estava delicioso mas a forma de pudim era um pouco velha, por isso recomendo usa formas modernas que se desmontem ou de silicone que são mais fáceis de desenformar.

Receita de Pudim de Gemas

Ingredientes

  • Açúcar – 350gr
  • Gemas – 12
  • Ovos – 4
  • Maizena – 1 Colher de Sopa
  • Casca – 1 Laranja
  • Água – 250ml
  • Açúcar – 200gr (Para Caramelo)
  • Água – 65ml (Para Caramelo)

Instruções

  1. Começa por preparar o caramelo, numa frigideira deita as 200gr de açúcar e 65ml de água, deixa o açúcar caramelizar em lume médio, sem mexer, até ficar bem preto e caramelizado, depois retira e deita na forma de pudim para untar esta (toma cuidado que caramelo quente é perigoso se tocar na pele), deixa de parte a forma.

Agora leva ao lume os 250ml de água, o açúcar e a casca de laranja, deixa ferver uns 5 minutos para criares uma calda de açúcar com um toque de laranja, retira do lume.

  1. Pré-aquece o forno a 180ºC.
  2. Separa os ovos até ficares com 12 gemas e 4 ovos bate tudo até ficares com um creme suave, a parte dissolve a maizena com um pouco da calda de laranja.

Junta a mistura de calda com a maizena sempre em fio e a bater na mistura das gemas, depois retira a casca da laranja da calda e deita esta também em fio na mistura das gemas sempre a bater suavemente.

  1. Por fim deita a mistura na forma e leva esta ao forno num banho-maria (põe um tabuleiro maior que a forma do pudim com água quente e põe a forma de pudim dentro desta tudo dentro do forno, isso vai criar um calor mais suave ideal para fazer um pudim), cobre com uma tampa ou papel de alumínio e deixa cozer uns 50 minutos.
  2. Passado os 50 minutos, desliga o forno e deixa o pudim dentro mais uns 5 minutos, depois retira o pudim do forno e deixa este arrefecer ainda no banho-maria, quando ficar a temperatura ambiente podes levar ao frigorífico, desenforma na altura de servir, bom apetite!

Dica: Se não tens tempo podes trocar o caramelizar do açúcar por comprar caramelo liquido já feito. Com as claras que ficas, podes fazer uma série de doces, desde molotofs, pavlovas ou farófias ;D Não é preciso bater com uma batedeira, esta receita podes bater tudo a mão, aliás acho que fica melhor, bater com uma batedeira vai pôr demasiado ar na mistura.

Fonte: https://www.iguaria.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *