GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Receitas, História e Eventos!

NATAL: Polvo Assado com Batatas Assadas

Aqui está o clássico Polvo Assado de Natal, a receita é super simples e uma excelente alternativa para o bacalhau da consoada, por isso este ano para a consoada aqui vai o belo polvo assado! Espero que gostem!

NATAL: Polvo Assado com Batatas Assadas

Ingredientes

  • Polvo – 2
  • Cebola – 1
  • Alho – 1 Cabeça
  • Louro – 1 Folha
  • Azeite – A Gosto
  • Batatas Novas – 28
  • Sal – O Bastante
  • Tomilho Fresco – 2 Ramos

Instruções

  1. Começas por cozer o polvo, para isso, descongelas o polvo se este estiver congelado e pões uma panela ao lume com bastante água e uma cebola partida em quatro.
  2. Quando a água estiver a ferver, agarra no polvo e mergulha os tentáculos na água, retira o polvo e volta a mergulhar mais duas vezes, por fim põe o polvo dentro da água (fazes isto para os tentáculos do polvo não soltarem do corpo ao cozer) e deixa cozer em lume alto por uns 45 minutos (não é preciso adicionar sal ao polvo), até o polvo fica tenro.
  3. Para as batatas, lava e pica estas com um garfo e deixa numa taça que possa ir ao micro-ondas, tempera com bastante sal e leva ao micro-ondas na máxima potencia por uns 4 minutos, retira do lume e espeta com um garfo se tiver tenra tira, se ainda tiver dura, leva por mais uns 2 a 3 minutos (depende da potencia do micro-ondas e das batatas).
  4. Por fim dispõe as batatas num tabuleiro e o polvo noutro (eu pus no forno um de cada vez para ambos terem acesso ao grill), as batatas tempera com o tomilho fresco, folha de louro, a cabeça inteira de alho esmagado e bastante azeite, leva ao forno para tostar.

Depois leva o polvo também a tostar, ambos não precisam de muito tempo uns 30 minutos chega para cada, só para secar e apurar o sabor.

Retira do forno e mistura o polvo e as batatas se for preciso rega com ainda mais azeite e está pronto a servir!

Bom Proveito e FELIZ NATAL espero que tenham todos um dia bem especial 🙂

Fonte: https://www.iguaria.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *